quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Informando o cidadão



A aula de webjornalismo, propôs pensarmos como Ponta Grossa estava crescendo e como o Portal Comunitário (portalcomunitario.jor.br) poderia acompanhá-las.  O site surgiu em 2008, por iniciativa dos professores da UEPG do curso de Jornalismo, que viram necessidade de ter a prática de Comunicação Comunitária, já que a teoria os alunos sabiam, mas não havia um meio de praticá-la.
            Assim surgiu o Portal e as entidades existentes na cidade se tornaram parceiras. Os grupos, movimentos sociais, associações de moradores e sindicatos, são noticiados no site através das matérias das equipes de reportagem, que são feitas pelos alunos do 3º ano. Mas o Portal tem em sua linha editorial como proposta o jornalismo popular e o jornalismo alternativo, que não publica o convencional que as grandes mídias noticiam, as equipes vão atrás do que é diferente, daquilo que pode ajudar a população.
            As entidades que são parceiras oferecem vários serviços a população, que são na maioria das vezes desconhecidos por não serem divulgados e acabam por não serem aproveitados.
            Neste ano de eleição a população fica mais atenta ao que acontece na cidade e cada serviço que é oferecido. O pontagrossense precisa de algum mecanismo que possa consultar para saber onde encontrar o que está precisando, desde uma assistência social até mesmo um bazar perto de sua casa. E o Portal se tornou esse mecanismo, que informa seus leitores sobre os eventos e atividades que as entidades estão promovendo.
            Mas como bem sabemos a internet não é algo acessível para toda população. Por isso a comunicação comunitária também é trabalhada com as equipes de reportagem, para conversarem não só com os líderes dos grupos, mas também com o cidadão comum que tem ‘fome’ de notícia. O Portal se tornou um guia para o pontagrossense se informar do que está acontecendo em seu bairro e poder participar mais ativamente na sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário